terça-feira, 1 de novembro de 2016

DESÂNIMO: ENCONTRE A CAUSA E VIVA!


(João 16.33)
“Viver perto de Deus faz com que encontremos sempre motivos de sobra para viver”
Rev. Mauro Sergio Aiello

Há um cântico espiritual que me faz lembrar os acampamentos da Palavra da Vida que diz assim:

Desanimados, não, não, não.
Desanimados, não, não, não.
Dores tristezas podem nos vir, com Cristo alegre vamos seguir.
Desanimados, não, não, não.

Pode parecer que, por sua simplicidade, por sua rima pobre, ou mesmo por ser antigo, o cântico não tenha muito a dizer a você e a mim, mas isso não é absolutamente verdade. Vez por outra quando as dificuldades tentam roubar-me a alegria de servir ao meu Deus lembro-me deste cântico e o mesmo funciona como antídoto contra o desânimo.

O desânimo, o abatimento, têm várias causas. Na verdade desânimo e abatimento são sintomas de uma enfermidade que pode ter causas variadas e precisamos fazer o diagnóstico o mais rápido possível. Por minha própria experiência de vida tenho encontrado algumas razões para o desânimo e o abatimento. Uma das causas é aquela que a Bíblia chama de “cuidado do mundo” (Mateus 13.22).  Jesus não quer que nos alienemos do mundo (João 17.15), mas é preciso que saibamos dar a Deus o que é de Deus e a César o que é de César.

Revela cuidado do mundo todos aqueles que dão a Deus apenas aquilo que sobra (tempo, dinheiro, energia mental e física, potencialidades nas artes, etc...). Revela cuidado do mundo todos aqueles que deixam de buscar a Deus e a sua Justiça em primeiro lugar, priorizando o supérfluo, o efêmero.  Revela cuidado do mundo todos aqueles que agem como os epicureus (ramo filosófico dos dias do apóstolo Paulo) que pensavam e diziam: - Comamos e bebamos, pois amanhã morreremos. Assim, vivem como se a única alegria dessa vida aqui fosse produzida e patrocinada por eles mesmos.

Na Parábola do Semeador, estes desanimados, muitas vezes, são a incorporação daqueles que se deixaram seduzir pelos cuidados do mundo. Os espinhos representam um entrave, significam obstáculo que impedem a planta de crescer com vigor e produzir frutos. Há solo suficiente para a raiz, luz suficiente para a fotossíntese, abertura por onde a água do céu pode regá-la, mas há grades de espinhos que a impedem de vigorosamente romper, crescer e frutificar. Não provamos que somos crentes na profissão de fé, mas em uma vida de serviço ininterrupto.

Olhe para você querido leitor. Não, não olhe para os outros. Nós respondemos por nós mesmos e não pelos outros. É nosso desânimo, é nosso abatimento. Numa hora como essa, de confusão emocional é muito comum fazermos como fez Adão ao dizer a Deus: “....: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi. Gênesis 3:12  Quais têm sido as tuas prioridades? Qual têm sido o teu prazer? Que lugar Deus ocupa em tua agenda diária?

Bem, eu oro para que possamos pensar em Deus como fez o Salmista ao dizer:  Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água, (Salmos 63:1) e então seremos curados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS