quinta-feira, 17 de novembro de 2016

O SAMARITANO....O AMIGO DE VERDADE!

Lucas 10.25-37
“Se você quer ter amigos, você deve ser amigo. Se você quer ser considerado, deve considerar as pessoas. O melhor caminho para fazer amigos é demonstrar interesse pelas pessoas e não tentar fazer com que as pessoas se interessem por você”.
Rev. Mauro Sergio Aiello

Jesus contou a parábola do Bom Samaritano à um fariseu que lhe inquiriu sobre quem era seu próximo. “Quem é o meu próximo?”; perguntou o intérprete da lei. Essa pergunta devia ser respondida com sabedoria porque o que estava em jogo era, entre outras coisas “amar o teu próximo como a ti mesmo”. Cf. Lucas 10.25-37. Tenho que saber quem é o meu próximo porque tenho que amá-lo como amo a mim mesmo.

Você, meu caro leitor, sabe que o judeu odiava o samaritano e sabe que a reciprocidade era verdadeira. E Jesus estava contando essa história não para um judeu apenas, mas para um judeu, fariseu.

Na narrativa a indicação óbvia é de que o homem que desce de Jerusalém para Jericó é um judeu. Esse homem foi assaltado, surrado e deixado semi-morto a beira do caminho. Passam por ali, em seguida: um sacerdote, um levita e um samaritano. Os dois primeiros, judeus religiosos, de quem se esperava uma atitude de amor, nada fazem. O terceiro, um samaritano, de quem podia se esperar um ato de desprezo, Jesus conta que saiu em socorro do judeu, pesando-lhes as feridas, colocando-o sobre seu cavalo, levando-o para uma estalagem, cuidando dele durante toda a noite e deixando-o sobre os cuidados do estalajadeiro, afirmando que o mesmo gastasse o que fosse necessário, pois na sua volta cobriria todas as despesas.

Algumas lições que aprendemos com Jesus nessa parábola são:

1. A QUESTÃO NÃO É: QUEM É MEU PRÓXIMO (AMIGO), MAS SIM DE QUEM EU SOU AMIGO (PRÓXIMO).

Nós nos preocupamos em atrair o interesse das pessoas. Queremos que elas se interessem por nós. Isso é próprio da natureza caída. Isso é expressão do egoísmo, que é o pecado em sua essência. Sem dúvida nenhuma isso é um erro.

 O certo mesmo é demonstrar interesse pelas pessoas. Certamente você fará muito mais amigos em dois meses demonstrando interesse pelas pessoas do que faria em dois anos, tentando fazer com que as pessoas se interessem por você. Tente ser amigo das pessoas sem se preocupar se elas são suas amigas ou não. Isso, inclusive vai fazer você perdoar muito mais facilmente e te fará uma pessoa mais sincera, vendo no outro alguém a quem você pode ser útil sem esperar nada em troca. Não se preocupe em saber quem é seu amigo mas de quem você é amigo.

2. O VERDADEIRO PRÓXIMO (AMIGO) SE FAZ NAS HORAS MAIS DIFÍCEIS.

Uma verdadeira amizade se forja no tempo e nas circunstâncias que fazem o dia a dia. Uma leitura do capítulo 16 da carta de Paulo aos Romanos nos mostrará uma lista de pessoas a quem o apóstolo saúde citando-lhes os nomes e dizendo o que muitas delas fizeram por ele e pela propagação do evangelho. Priscila e Áquila, por exemplo, arriscaram. Andrônico e Júnias foram seus companheiros de prisão. Provérbios 17:17 diz: “Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão”.

É na adversidade que mostramos mesmo o quanto somos amigos uns dos outros. Na parábola do Filho Pródigo aprendemos que, enquanto havia dinheiro, havia “amigos”. O dinheiro acabou, os “amigos” sumiram. Amigo é pra sempre e em qualquer circunstância. O sacerdote e o levita passaram de largo ao ver a situação do judeu semi-morto. Mas o samaritano colocou-se no lugar do outro. Sentiu a miséria do outro no seu próprio coração. Isso é mais do que simpatia., isso é empatia. Uma amizade que começa assim é perene.

   3. O PRÓXIMO (AMIGO) É AQUELE A QUEM NÓS NÃO DISCRIMINAMOS.

A discriminação e o preconceito são fatores que impedem que nos relacionemos com as pessoas.

Preconceito racial, social, intelectual, religioso e de outras ordens só nos afastam das pessoas. Um cristão é exemplar nessa questão. É assim que ele conquista outros para Cristo, pois não são poucos aqueles que se afastam de Cristo porque muitos, que se afirmam crentes, são preconceituosos e agem com discriminação.

Olhe ao seu lado...o próximo está mais perto do que você imagina. Olhe para o lado, há alguém que precisa de um amigo e este deve ser você.

Não fique no canto esperando que te busquem...saia em busca dos outros. Seu rol de amizades vai crescer, sem dúvida. Seja como o samaritano, faça algo mais do que ser simplesmente um bom religioso.

Um comentário:

  1. Estive a ver e ler algumas coisas, não li muito, porque espero voltar mais algumas vezes, mas deu para ver a sua dedicação e sempre a prendemos ao ler blogs como o seu.
    Gostei de tudo o que vi e li.
    Vim também desejar muita paz,saúde e grandes vitórias.
    São os votos do Peregrino E Servo.
    Abraço.
    Peregrino E Servo.

    ResponderExcluir

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS