quinta-feira, 17 de novembro de 2016

O TESTE DO CRISTÃO


      
O combate que João empreende contra os mestres do gnosticismo leva-o a mostrar aos seus leitores, que o mais importante de todos os conhecimentos auferidos nesta vida aqui é conhecer Jesus pessoal e milagrosamente. Os gnósticos ensinavam que o conhecimento era superior à virtude, mas Jesus ensina que o maior de todos os conhecimentos é conhecer a Deus e a Jesus seu único filho. Jesus declarou: E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (João 17:3)


A questão premente então é: Você conhece Jesus? Na possibilidade de uma resposta afirmativa perguntamos: Como você pode provar que conhece Jesus de verdade? É sobre isso que João fala no texto de 1 João 2.3-6. João diz que conhecemos Jesus quando:

1. GUARDAMOS (NA PRÁTICA) OS SEUS MANDAMENTOS. Aqui há um ataque frontal de João ao ensinamento antinomista dos gnósticos. Não basta dizer que conhecemos Jesus. É preciso demonstrar isso em uma vida de prática dos mandamentos de Jesus (Deus). Leia João 14.21 e reflita! Fazer pública profissão de fé, mimetizar um cristão, são coisas fáceis. Viver como um cristão de verdade é tarefa difícil, pois é preciso que amemos e cumpramos a lei de Deus. É preciso que neguemos o orgulho que se esconde no labirinto da alma humana e a imoralidade que é a genitora das paixões. Os gnósticos não queriam saber nada a esse respeito; eram libertinos. E João vai mais fundo nessa questão ao dizer que só podemos afirmar que conhecemos de verdade Jesus quando:

2. GUARDANDO OS SEUS MANDAMENTOS SOMOS APERFEIÇOADOS NO AMOR DE DEUS. O amor de Deus é crescente na vida daqueles que, obedecendo a seus mandamentos, procuram viver uma vida santificada. Deus nos ama de forma graciosa, mas é só quando nos tornamos filhos mais obedientes que podemos perceber de forma mais clara o quanto Ele nos ama. Nada pode conferir mais segurança ao coração humano do que saber com certeza de que Deus o ama. Quando buscamos a santidade Deus no habilita e nos usa e aí Jesus seu filho nos usa para frutificar ainda mais (João 15.2). Um corpo saudável, cresce! Mas João mostra também que todo aquele que se diz cristão deve:

3. ANDAR COMO CRISTO ANDOU. Conta-se que um pai com seu filho se viram em meio a um campo minado. Então, o pai com um espírito altruísta, disse ao seu filho: - Filho: vou tentar atravessar esse campo sem pisar em nenhuma mina. Se isso ocorrer e eu chegar do outro lado, siga minhas pisaduras, pise onde eu pisei e você também conseguirá. O filho obedeceu a seu pai e saiu ileso daquele campo minado simplesmente porque observou atentamente as pisaduras de seu pai e andou por elas. Cristo obedeceu a Deus o Pai e agora quer que andemos como ele andou. Se assim o fizermos certamente seremos abençoados e chegaremos do outro lado, completaremos nossa jornada com segurança.

Guardar os mandamentos de Deus, sentir cada dia mais o seu amor nos detalhes da vida e andar como Cristo andou, são os testes que nos provam que realmente conhecemos na intimidade a Cristo. Intimidade é melhor que intelectualidade.  Intimidade pressupõe contacto, e isso é o que o cristão deve ter com seu Cristo ao praticar seus mandamentos. Não basta crer corretamente, é preciso transformar nossa crença em atitudes e assim provaremos que Cristo vive em nós e por isso podemos ser chamados “Cristãos”.

Um comentário:

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS