domingo, 6 de novembro de 2016

PEDRAS NAS MÃOS DO ESCULTOR!

“Deus está esculpindo em nós as formas de seu filho Jesus”.
Rev. Mauro Sergio Aiello

Filipenses 3.12-16
       Você já viu uma escultura sendo esculpida? Cada detalhe sendo definido pelas mãos do hábil escultor? É mesmo um trabalho de arte extraordinário é que conta com a indispensável criatividade do artista. Eu e você somos pedras sendo esculpidas pelas hábeis mãos de um Deus Criador e Salvador, mas ainda somos obras inacabadas.

  Paulo, escrevendo aos filipenses, registrou: “Não que eu tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço; esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá. Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos”. (Filipenses 3.12-16)

   Para que nós, que somos pedras brutas nas mãos do escultor que é Deus, sejamos moldados por sua vontade e criatividade, é preciso que consideremos o que Paulo quer dizer aqui. Em primeiro lugar aprendemos que:

1. SOMOS PEDRAS BRUTAS QUE PRECISAM SER ESCULPIDAS.

  Quando Cristo nos salvou, andávamos como errantes, sem horizonte, sem rumo, sem norte. Éramos brutos em todos os sentidos assim como uma pedra é entregue ao escultor, sem forma para que ele, com suas mãos e ferramentas lhe dê forma.. Paulo diz: “fui conquistado por Cristo”, ou seja, estou redimido, resgatado, nas mãos do meu conquistador. É a partir daí, então, que Deus nos toma em suas mãos e começa a obra de escultura na qual uma nova imagem, com novas formas surgirá. Para que isso aconteça é preciso que:

2.   O PASSADO FIQUE PARA TRÁS.

Alguém, humoradamente, já se expressou nos seguintes termos: “Quem vive do passado é professor de história e museu”. Todavia é importante que lembremos que o passado tem lições com as quais precisamos aprender. Paulo não desconsidera o passado, ele simplesmente afirma que há coisas lá com as quais ele nada mais tem a ver porque eram danosas do ponto de vista espiritual.

Como novas criaturas, Deus vai moldando, como faz o escultor, novas formas em nós. Uma nova cosmovisão, (uma nova forma de ver e sentir o mundo ao nosso redor), um relacionamento cotidiano com Deus (usando os meios da graça). O passado é só referencial para que vivamos no presente, de forma mais, sábia, sensata e sobriamente. Mas há algo mais que precisa ser feito nesse trabalho de escultura onde uma nova imagem nasce da pedra bruta. Precisamos:

3.   AVANÇAR EM DIREÇÃO AO ALVO.

       O escritor da carta aos Hebreus se pronunciou nesse sentido ao escrever: “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo pecado que tenazmente nos assedia, corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual em troca da alegria que lhe estava proposto, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia (vergonha), e está assentado á destra (direita) do trono de Deus”.  Paulo diz que somos feituras de Deus, criados em Cristo Jesus, ou seja, essa escultura tem a aparência (em todos os sentidos) do seu redentor e conquistador.

      Dizem que quando, certo dia, Agostinho caminhava por uma rua, foi interpelado por uma mulher com quem havia se relacionado antes de sua conversão. A mulher vendo que ele não fazia conta dela instou com ele: - Agostinho sou eu, Agostinho. Mas o homem convertido respondeu: - Mas eu não sou mais Agostinho. O que ele queria dizer é que agora não era mais aquele Agostinho. Agora ele era outro homem e que buscava, em Cristo, viver a experiência extraordinária da nova vida que é uma escultura, esculpida pelas hábeis mãos do Criador na qual, dia após dia, a imagem de Cristo vai sendo impressa. Foi com Agostinho, deve ser conosco também. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS