sábado, 3 de dezembro de 2016

A BÍBLIA SEMPRE TEM RAZÃO


Não quero soar precipitado e nem ser um irresponsável em um momento de dor e de tamanha comoção nacional por conta do trágico episódio que resultou na morte de tantas pessoas na queda do avião da Lamia em Medellín, Colômbia. Repito, não quero ofender e nem magoar corações, mas eu quero dizer algumas coisas a respeito desse “acidente”.

Primeiramente é preciso que consideremos que a morte só pede desculpas. Seja porque motivo for, quando ela vem, é avassaladora. Ninguém a quer; ela é uma indesejada. A morte traz separação, dor, lágrimas, saudades, e muita, muita tristeza. Mas não poderia ser diferente. A Bíblia diz que o salário do pecado é a morte. Portanto, seria bom que, mesmo vivendo um momento de tanta dor e lamento, parássemos para pensar o quão radical é o pecado. Em vez de ficarmos relativizando e flertando com o pecado, precisamos admiti-lo e estar atentos aos seus resultados. O pecado gera morte em todos os sentidos nos quais você possa pensar em morte. Na mentira, mata-se a verdade. Na desonra aos pais, mata-se a família. No falso testemunho, mata-se a honra, no adultério, mata-se a vida conjugal, na idolatria, mata-se a genuína e abençoadora adoração, na cobiça, mata-se a satisfação e o gozo pelo que se tem, na morte, mata-se a vida.....O pecado e a morte são irmãos gêmeos.

Em segundo lugar é preciso que consideremos que a vida humana não tem preço. Pode ser uma pessoa idosa que se vai. Pode ser um jovem que começa a viver. Pode ser uma pessoa rica ou até sem muitos recursos econômicos. Pode ser um atleta, um jornalista, um pai de família, esposo, irmão, avô. A cor da pela não importa. As conquistas passadas não importam. O que importa é que se vai alguém que é amado, estimado, importante. Uma vida se encerra, os sonhos dela se acabam. E no caso desse episódio; acabam-se abruptamente. Seja quem for, a vida dessa pessoa tem um preço altíssimo de valor inestimável. Em um dia desses no intervalo de trinta minutos eu sepultei um senhor de oitenta anos e depois um menino de apenas três dias de vida. O pranto em ambos os velórios era o mesmo, a dor era a mesma. A vida humana não tem preço. A vida humana é tão cara que Jesus teve que morrer para reavê-la aos seus. Ele deu sua preciosa vida em favor de muitos que iriam, pela condução e vontade do pai, crer nele. A vida humana é tão importante para Deus que Ele não poupou seu próprio filho para vencer o pior inimigo do homem, a morte (1 Coríntios 15).

Assim, finalizamos nossas considerações dizendo que a ganância e a irresponsabilidade, a vontade fazer mais dinheiro, venceu o bom senso, a prudência e a probidade. Tudo indica que esse episódio podia ter sido evitado e que o único defeito nessa aeronave eram pane seca e pane de consciência. Setenta e uma pessoas foram vítimas da senhora ganância. Como bem diz a Bíblia (e ela sempre tem razão), “o amor do dinheiro é a raiz de todos os males”. (1 Timóteo 6.1-10). Tenho lido e tenho visto ao longo de minha vida, muitas pessoas enriquecerem, mas, lamento a triste constatação, são poucas dentre essas pessoas que ficaram ricas de forma justa e decente. A grande maioria enriqueceu de forma fraudulenta, corrompendo e sendo corrompidos. E quem de nós em alguns momentos da vida não se viu tentado ao perceber que poderia ter um ganho fácil? Eu mesmo fui tentado inúmeras vezes, mas agradeço a misericórdia de Deus que sempre me livrou de cair em tão grande transgressão. O dinheiro que é ganho de forma ímproba é um pão que comemos, mas que não nos alimenta, porque o ganancioso, o amante do dinheiro jamais se satisfaz. Ele sempre irá desejar ter mais e mais, e mais. Custe o que custar!

O Brasil chora seus mortos. A Bolívia chora seus mortos. O mundo fica enlutado pelo episódio trágico que gerou tanta dor e comoção. O que podemos fazer? 

É pedagógico o luto. O sábio registrou com enorme sensibilidade no livro de Eclesiastes 7.2-4: "Mais vale ir a uma casa onde há luto do que ir a uma casa em festa, porquanto este é o fim de todo ser humano; e desse modo, os vivos terão uma grande oportunidade para refletir. Mais vale um momento de tristeza do que dias de riso, porque é o rosto circunspecto que produzirá um coração compreensivo. Portanto, o coração dos sábios está na casa onde há luto, mas o coração dos insensatos, nos banquetes e em lugares de muito riso". 

Bem, creio, de todo coração, que devemos parar, respirar fundo e analisar nossas vidas filtrando-as pela Bíblia Sagrada, guia seguro para uma vida abençoada como disse o Salmista no Salmo 1. "Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá o fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera! Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva. Por isso os ímpios não resistirão no julgamento, nem os pecadores na comunidade dos justos. Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição". À todos os familiares dos mortos nesse trágico episódio, minha sincera solidariedade. Orei inúmeras vezes pedindo a Deus que conforte seus corações. Sei que tudo que Deus faze irá, finalmente reverter para Sua glória e a glória de todos aqueles a quem Ele ama (Romanos 8.28-30)

A Bíblia sempre tem razão!

2 comentários:

  1. Palavras sábias, refletem o caráter de Deus. Obrigada por nos abençoar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Sada: Muito obrigado por teu carinho e consideração.

      Excluir

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS