sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

A IGREJA (1)


Provavelmente o desleixo com o qual muitos têm tratado a Igreja Cristã, ao longo dos tempos, esteja vinculado a um conceito equivocado sobre o que vem a ser IGREJA. Nosso conceito sobre algo ou alguém, ou mesmo uma instituição, vão determinar como será o nosso relacionamento com esse algo, alguém ou instituição. No caso da Igreja sempre foi assim, mas hoje vivemos dias muito mais difíceis. Creio que essa visão mais realista está de acordo com minhas convicções escatológicas; eu não tenho, por exemplo, o otimismo que o Pós-Milenista tem do mundo. A população mundial aumentou, os meios de comunicação aumentaram em modalidade e na velocidade com que as informações são passadas à frente. Hoje vemos, portanto, uma quantidade muito maior, gigantesca, enorme, de desigrejados e de “igrejas” que se auto intitulam cristãs.

Os culpados por esse status atual são, tanto aqueles que se postam de desigrejados, quanto os que fazem a Igreja parecer simplesmente mais um grupo alternativo de relacionamento interpessoal. Cada dia que passa cresce, assustadoramente, o número de grupos que se denominam Igreja Cristã, mas que são, na verdade, casas de shows gospel, teatros onde são encenadas peças que apelam para as emoções, restaurante a la carte onde uma série de “refeições são oferecidas ao gosto do cliente”, grupo de terapia psiquiátrica.

Primeiramente é importante que frisemos que nem toda comunidade é Igreja, mas toda Igreja Cristã Local deve ser caracterizada por ser uma comunidade. O que desejo frisar aqui é que um ajuntamento de pessoas em torno de qualquer objetivo pode ser denominado de comunidade, mas o termo Igreja tem um sentido mais específico. Ele tem a ver com um grupo específico de pessoas; os discípulos de Jesus. A Igreja é um ajuntamento solene que reúne pessoas que têm em comum a fé em Jesus como o Cristo, Senhor e Salvador. Essas pessoas saem de suas casas, ambiente ordinário de relacionamento, para comporem a Igreja, um ambiente extraordinário de relacionamento com Deus e uns com os outros. A agenda de uma Igreja Cristã de verdade tem como itens definidos e imutáveis; (1) Prestar Culto e Adoração única e exclusivamente ao Deus Trino; (2) Doutrinar (ensinar), os recém-convertidos sobre o Deus da Bíblia de tal maneira que esse convertido busque santificar sua vida, pois somente um povo santo pode se aproximar de um Deus santo e ser aceito por Ele; (3) Proclamar as Boas Novas de Salvação. (Romanos 1.16,17).

Na verdade você encontrará esses itens bem delineados no depoimento que Lucas dá no livro de Atos dos Apóstolos 2.41-47.  “Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas. 42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. 43 Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. 44 Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. 45 Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. 46 Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, 47 louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos”.

Adoração comunitária e individual, doutrinamento e devocional pessoal e comunitária e além disso, testemunho a respeito de Cristo, constituem as pilastras, os alicerces que sustentam esse edifício que chamamos Igreja de Cristo. Estar juntos no mesmo lugar, não implica em que sejamos Igreja.

Veremos ou pouco mais no próximo artigo. Até lá prezado leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS