sábado, 10 de dezembro de 2016

A IGREJA (2) ORIGEM!


Quando refletimos sobre a Igreja de Cristo precisamos, antes de pensar em sua missão e razão de ser e existir, analisar sua origem. A Igreja Cristã é de origem sobrenatural. Há duas instituições que Deus trouxe à lume – a Família que começa com o casamento de uma mulher com um homem e a Igreja que vive duas fases distintas, a saber, aquela que começa com um povo – o povo de Israel – na dispensação Vétero-Testamentária é tem sua origem em Abraão e aquela que nasce em Cristo Jesus na dispensação Neo-Testamentária.

Deus fez uma aliança com Israel e dispôs toda uma ordem de procedimentos que seu povo, a Igreja do Antigo Testamento, deveria praticar para que se constituíssem em luz para as nações pagãs, uma benção para o mundo (Gênesis 12.1-3). Tudo o que regulava o relacionamento de Deus com seu povo (Israel) estava lá naquela aliança em forma de tipos variados. Para exemplificar isso podemos citar os dois sacramentos do Antigo Testamento – Circuncisão e Páscoa. Esses sacramentos são, além de ordenanças divinas, marcos no relacionamento de Deus com o povo da aliança, Israel a Igreja do Antigo Testamento. Abraão foi chamado por Deus quando vivia em um contexto de idolatria e politeísmo. É Deus quem chama para a aliança. É Deus quem instrumentaliza seus servos na jornada a que devem empreender.

A Igreja do Novo Testamento (Nova Aliança) nasce com o sacrifício vicário e expiatório de Jesus, o Messias (Jesus Cristo – porque Cristo e Messias são dois termos em línguas diferentes – grego e hebraico, que significam Ungido). Batismo e Ceia são dois marcos da Igreja Neo-Testamentária que substituem a Circuncisão e a Páscoa do AT. Aquilo que era tipo e simbolizava, agora se torna concreto em Cristo. Ele foi batizado e tomou a Ceia com seus discípulos. Jesus foi a promessa, o tipo, encarnados.

Minha intensão não é que nos aprofundemos nessa questão. Há muitos itens a serem considerados e isso fugiria aos nossos propósitos. Queremos, falando de Igreja, nesse segundo artigo, considerar o fato de que essa instituição não é resultado de um ajuste sociológico, não é invenção humana, em absoluto. A Igreja Cristã é, tanto no AT quanto no NT uma instituição nascida de forma sobrenatural, nascida em Deus.

Pense nisso quando você for opinar sobre ela! Pense nisso quando você for se relacionar com ela. Você pode desprezar um emprego em uma instituição secular, mas jamais pode dar as costas à Igreja de Cristo. Você pode encontrar defeitos na Igreja Cristã, mas jamais usar isso como desculpa para maltratá-la. Ela continua sendo a Noiva do Cordeiro, ainda que defeituosa e limitada – afinal das contas essa Noiva ainda não foi resgatada, ela aguarda o Noivo para as Bodas. A Igreja Cristã ainda não é o Céu e nem a Nova Terra e o Novo Céu.

A Igreja Cristã é Israel no deserto. Vê milagres, é sustentada e mantida por Deus, mas ainda assim é rebelde, ainda assim murmura e revela saudades do “Egito”. A Igreja Cristã é a nova sociedade nascida em Cristo (Efésios 1.3-14). Ela é composta de homens e mulheres, jovens e crianças que foram eleitos antes da fundação do mundo. Essa nova sociedade é composta de gente que foi selada pelo Santo Espírito de Deus que regenerou cada um dos eleitos dando-lhes toda suficiência para compreender o seu estado e crer em Cristo como Salvador e Senhor. Se apenas a geração que nasceu no deserto e que tinha menos de vinte anos, juntamente com Josué e Calebe entraram na Terra Prometida, na Igreja do Novo Testamento, nenhum dos que nasceram de novo, foram regenerados, se perderá.

Quando você for opinar sobre a Igreja, lembre-se de sua origem divina e sobrenatural. Quando você for se envolver com ela lembre-se de que o amor sacrificial de Cristo precisa ser visto em seus seguidores, em seus discípulos. Quando você for opinar sobre a Igreja de Cristo, lembre-se de que Ele deu sua própria vida por ela e que você não tem o direito de fazer menos do que isso se quiser ser reconhecido como discípulo de Jesus. 

Um comentário:

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS