quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

A VIDA E A BENÇÃO PARA SEMPRE


A convivência em comunidade é uma arte que possue regras próprias. A Igreja é uma comunidade. É bem verdade que nem toda comunidade é Igreja, mas Igreja de Cristo pressupõe comunidade. Não se é Igreja isoladamente. Igreja é um termo grego resultado de dois outros termos ek e kaléu, que significa chamados para fora. Era isso que os gregos faziam quando queriam discutir variados assuntos de interesse da comunidade. Eles chamavam os morados para saírem de suas casas e se reunirem em um local apropriado para a discussão da matéria. Então se vê que Igreja é comunidade, apesar de que, frisemos outra vez, nem toda comunidade é Igreja de Cristo.

Uma das regras para nossa convivência em comunidade é que devemos zelar pela unidade do grupo. O termo comunidade pode ser entendido como a junção dos termos comum + unidade. Na Bíblia encontramos forte apelo em prol da unidade. Temos o Salmo 133, por exemplo, Filipenses 2.1-4, Atos 2.42-47. Produzir situações que trazem desassossego e causam divisão é pecado grave. Veja o que aconteceu com Ananias e Safira.

Outra regra para nossa convivência sadia na Igreja como comunidade é que devemos oferecer o que temos e somos para o benefício de todos da comunidade e não apenas nosso benefício. Quando Paulo discorre sobre os dons espirituais na primeira carta aos Coríntios ele diz: “A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso”. (I Cor. 12.7) E Paulo pensava no grupo e não apenas no indivívuo. Ele diz que a manifestação do Espírito deve ter um fim proveitoso o que exclui qualquer traço de egoísmo. Não há espaço para individualidade na comunidade.

Uma terceira observação é que a unidade produz força. O sábio escreveu: “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois caindo, não haverá quem o levante. Também se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade”. (Eclesiastes 4.9-12) Uma brasa fora do braseiro, esfria e morre.

O que você tem feito em favor de tua comunidade? Qual tem sido sua contribuição em favor da unidade dela? Lembre-se que o Salmista disse: onde há unidade “o Senhor ordena sua benção e a vida para sempre”. (Salmo 133.3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS