quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

ATOS DOS APÓSTOLOS - 1º ATO - A PROMESSA DO ESPÍRITO SANTO E A ASSUNÇÃO DE JESUS - Atos 1.1-11


Jesus está com seus discípulos. Ele havia ressuscitado dentre os mortos e come com eles. Então Jesus os orienta dizendo que não devem sair de Jerusalém porque a promessa do Pai iria se cumprir ali. João batizou com água, disse Jesus, mas vocês serão batizados com o Espírito Santo.

Seus discípulos então revelam outra preocupação; eles queriam saber se este seria o momento de se verem livres do domínio estrangeiro. Israel e Judá viviam sendo conquistados e subjugados por outros povos – Assírios, Babilônicos, Medos e Persas, Grécia e agora Roma. Os judeus ansiavam por viverem a autonomia que gozaram nos dias, por exemplo, do grande rei Davi. Eles viviam, naquele momento, o constrangimento de serem subjugados pelos romanos.

Jesus disse a eles que essa questão era da economia divina e que eles não deveriam se preocupar com isso, mas sim em que receberiam o poder para serem testemunhas Dele quando o Espírito Santo fosse derramado. Tendo dito isso Jesus foi assunto aos céus. Enquanto eles olhavam para as alturas surgiram diante deles dois varões vestidos de branco que lhes disseram que da mesma forma como Jesus foi elevado aos céus, ele voltaria.

Nesta cena 1, neste primeiro ato do livro de Atos dos Apóstolos, temos cinco temas exuberantes. Temos a ressurreição de Jesus, a assunção de Jesus, a volta de Jesus, a missão dos seus discípulos e a unção que receberiam para cumprir essa missão.

O prezado leitor que se aprofundar na leitura do livro de Atos verá que a ressurreição é um tema recorrente nos discursos de Pedro e de Paulo. A ressurreição é a coroa da proclamação do evangelho. Jesus não foi retido e nem vencido pela morte; Ele ressuscitou. Ainda que as autoridades da religião judaica tentassem impedir essa proclamação, ainda que os “sábios” de Atenas considerassem Paulo um tagarela exatamente quando Paulo falou da ressurreição de Jesus (Atos 17.32), é a ressurreição de Jesus a demonstração de que a semente da mulher pisou na cabeça da serpente (Diabo) e venceu o pior inimigo da humanidade – a morte.

Diz o texto que Jesus foi retirado do cenário do seu ministério terreno ao ser elevado às alturas. Ele foi assunto aos céus. Paulo diz que Ele está assentado nas regiões celestiais e todos os que Nele creem estão com Ele assentados, também (Efésios 2.6). Na carta aos Colossenses Paulo declara enfaticamente que Jesus está assentado à direita de Deus nas alturas (Colossenses 3.1). Estevão quando era apedrejado, levantou os olhos para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus em pé, à direita de Deus e disse: Vejo os céus abertos e o Filho do Homem em pé, à direita de Deus”. (Atos 7.55) Jesus reina! Ele ressuscitou e está vivo ao lado do Pai. Aleluia! Que grande notícia é essa!

A cena 1 de Atos mostra a declaração dos dois varões vestidos de branco que se puseram ao lado dos que assistiram a assunção de Jesus de que da mesma forma como o viram subir, Ele voltará. Que esperança maravilhosa essa! O noivo voltará para as bodas com a noiva (Mateus 25.1-13). Pode demorar, como no caso da Parábola das Dez Virgens, mas o noivo virá. A volta de Jesus será repentina, será como o relâmpago (Mateus 24.27). Todos dobrarão os seus joelhos, mas para muitos será tarde demais como foi para o caso das cinco virgens imprudentes (Filipenses 2.9-11, Mateus 7.21-23). Muitos o reconhecerão como Salvador e Senhor, mas serão desprezados pela eternidade simplesmente porque a fé crê no inacreditável, vê o invisível e espera o inesperado. Jesus voltará da mesma forma como foi assunto aos céus. Você está preparado para esse momento se ele ocorrer exatamente agora?

Mas o texto fala de um poder que habilitaria os discípulos de Jesus a testemunhar a Seu respeito. Eles iriam precisar desse poder. As hostes do inferno não conseguiram impedir que Jesus cumprisse seu ministério terreno, não obtiveram êxito em mantê-lo no sepulcro. Deus com seu grande poder O fez ressuscitar dentre os mortos. Agora o inferno iria tentar sufocar as vozes daqueles que O viram ressurreto. O Sinédrio ordenou que Pedro e João não falassem mais sobre a ressurreição; o mesmo Sinédrio foi responsável pelo julgamento e morte de Estevão. Os judeus enfurecidos investiram contra a Igreja tentando impedi-la de falar da ressurreição. Mas eles estavam cheios do Espírito Santo e uma pessoa cheia do Espírito Santo tem o poder, a coragem e a inteligência para adentrar os portões do inferno e retirar de lá os eleitos de Deus.

Os discípulos receberam a unção do Espírito Santo para terem o poder do Espírito Santo no cumprimento da missão proclamadora das Boas-Novas de Salvação. Aleluia! Durante estes dois milênios a Igreja tem proclamado o Evangelho de Jesus Cristo. O Diabo com suas legiões têm tentado impedir que os discípulos de Jesus proclamem esse evangelho. Entretanto, muitos escolhidos têm ouvido o chamado assim como Zaqueu ouviu e desceu do Sicômoro para ser uma nova criatura, um novo homem. A Igreja que adora ao Trino Deus deve ser a mesma que, sob o poder do Santo Espírito proclama o Evangelho, as boas novas de que Deus veio a este mundo na pessoa maravilhosa de Cristo Jesus e cumpriu cabalmente o seu ministério DE REDENÇÃO, sua obra DE RESGATE, sua missão que é salvar aqueles a quem Deus escolheu antes da fundação do mundo (Efésios 1.-3-14).

Encerra-se o primeiro ato. As cortinas se fecham no primeiro ato do livro dos Atos. O que virá depois? 

Bem....isso é assunto para nosso próximo capítulo. Deus te abençoe.

4 comentários:

  1. Olá, gostei muito do seu texto. Acabei de terminar minha leitura do livro de Atos e gosto de estudar após para aprofundar o estudo. Desejo que continues escrevendo, vou acompanhar suas postagens! O estudo fica muito mais claro com observações que as vezes se passam despercebidas. Um abraço e q Deus continue lhe abençoando! (Verônica Verdi- RS)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Obrigado querida Verônica Verdi. Propus-me escrever Atos dos Apóstolos em Atos (Cenas) como se fosse uma peça de teatro. Tenho ministrado estudos em Atos dos Apóstolos para um grupo de membros da Igreja que Pastoreio e utilizado esse método. Na medida do possível os disponibilizarei aqui. Entre outras coisa, é uma forma de compartilhar e deixar registrados meus textos. Espero que ajudem no crescimento espiritual de outras pessoas.

      Excluir
    3. Muito bom pastor, obrigada por postar!

      Excluir

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS