sábado, 1 de abril de 2017

SILAS EM DEFESA DO EVANGELHO?

MINHA OPINIÃO

Começo justificando o fato de ter assistido esse programa veiculado em 01.04.2017. Li no Facebook as críticas ao Silas Malafaia e queria constatar em loco se eram justas ou não. Creio ser mais honesto agir assim. Não sou um "Maria vai com os outras".

Assim fui ao Youtube e assisti o programa Vitória Em Cristo na íntegra incluindo o discurso dele sobre O Deus que Age No Dia. Confesso, também, que por diversas vezes assisti e ainda devo assistir o programa. Retenho o que é bom, em minha opinião. O que não é bom, descarto, deleto. Isso geralmente faço com todos programas evangélicos na TV e no Rádio.

Muito bem, passo então à minha opinião.

1)            Acho deprimente e totalmente infrutífera essa discussão. Jesus disse: "Ai do mundo, por causa dos escândalos; Porque é inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual vem o escândalo" (Mateus 18.7).

2) Nunca ouvi e nem assisti Paul Washer se referindo diretamente aos pentecostais de forma depreciativa. Se ele agiu assim, reafirmo, não ouvi e nem vi. Acho muitíssimo difícil que isso seja verdadeiro a respeito de Paul Washer. É temerário deixar transparecer isso como se fosse um axioma.

3) O mesmo posso dizer do que já vi e ouvi de Paulo Júnior. Pelo que tenho visto a coisa se resume a Silas Malafaia. Já vi e o ouvi se referir depreciativamente ao Silas Malafaia. Aliás, isso está na internet. É fácil ver e assistir. Mas falar odiosamente contra pentecostais, eu não vi e nem ouvi. Aliás, concordo com o que Paulo Júnior disse, mas não concordo com a forma com que disse sobre Silas. 

4) O linguajar de Silas Malafaia é totalmente inadequado para um Pastor neste vídeo e em outras muitas vezes que eu o vi e ouvi. Assista e tire suas conclusões. Dou a você o direito de discordar de mim, mas da mesma forma como respeito isso, peço reciprocidade.

5) Veja a forma inquestionavelmente odiosa com que ele se refere aos que se opõem a ele. Veja suas feições, sua boca, os gestos com suas mãos, os olhos, a tonalidade de sua voz. Sinceramente, não se parece com Jesus. Ele fala em rede nacional. Deveria ser mais cuidadoso. Se o que ele tem são “maças de ouro”, ele não as está oferecendo em uma “salva de prata”. (Provérbios 25.11)

6) Não conheço nenhum reformado que afirme odiar pentecostais. Ouço algumas anedotas, piadinhas, mas nisso também há reciprocidade, ou seja, os pentecostais também fazem gracejo em relação aos tradicionais ou “sorveterianos” é uma motejo de tradicionais se referindo aos Presbiterianos? Lembro-me de ter sido convidado para pregar em uma Comunidade Pentecostal cujo líder era um querido e estimado irmão e amigo. Na hora de me apresentar ele disse: - Irmãos, trouxe para pregar hoje aqui, quando completamos mais um aniversário de nossa igreja, um Pastor Presbiteriano, mas muito crente. Eu só não ri porque no dia anterior havia sofrido um acidente e estava com enorme dores em minha coluna. Simplesmente, fui à frente e preguei a Palavra. Quem odeia não tem Deus dentro de si, porque Deus é amor. Quer que eu cite a Sagrada Escritura? Então lá vai...I João 4.8. Aliás, pensando nessa questiúncula, leia todo o capítulo 4 da primeira carta de João.

7) Vendo o vídeo do programa Vitória em Cristo de 01.04.2017 (aliás, de outros também, mesmo quando ele defende coisas que eu também defendo) eu me lembrei do texto de Efésios 4.32,33 onde lemos: "Longe de vós toda amargura (o que você vê nos pronunciamentos dele,) e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias (não o acuso de blasfemador), e bem assim toda malícia. Antes sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou" (Efésios 4.31,32). Ao ver e ouvir Silas, vejo nitidamente isso que Paulo reprova. Falo com enorme tristeza em meu coração, porque eu o amo verdadeiramente. E cuido de mim mesmo para que não cometa os mesmos erros.

8) Com a mesma tristeza eu o vejo tentando transformar o ataque que sofreu em um ataque aos pentecostais. Será que é isso mesmo? Seria isso honesto e justo da parte dele? Que ele se defenda, é relativa e humanamente compreensível, mas querer trazer para o seu lado os 95% de pentecostais do Brasil é, assim entendo, uma temeridade e um ato de desonestidade.

9) Rotular um certo americano (seria Paul Washer?) de boçal, hipócrita e fariseu é algo terrível. Inominável. Indigesto até para quem tem estômago forte. Quem é que rotula? Quem é que ataca? Seria essa a melhor estratégia? 

10) Ser 95% dos “evangélicos” no Brasil não significa que eles estão corretos do ponto de vista teológico. “Tamanho não é documento”, diz um ditado popular. Aliás, é muito mais fácil crer errado. Também não estou dizendo que somente a minoria tem razão. O que penso é que esse argumento é pediátrico, pueril.

11) Ele diz, se referindo a alguns pentecostais: "Um monte de pentecostais comendo na mão deles"? Seria isso despeito? Eu devo perguntar: Seria isso uma questão de despeito por estar perdendo visibilidade e consequentemente mercado? Se for isso (creio que não é, aliás, me recuso a crer), então a situação ainda é muito mais dolosa do ponto de vista da ética e da moral.  Mas, como ele mesmo disse, “quem fala o que quer, ouve o que não quer”. Quem muito fala, tem pouco a dizer.

12) Quem é o grande líder que ele citou? Caio Fábio? Drogas, bebida, fumo? É muita farofa no ventilador. Se defender acusando. O que teria Caio Fábio a ver com isso? E o horário na televisão é caríssimo. Não seria melhor encerrar o programa com a mensagem O Deus Que Age No Dia, orar e fim? Se Deus age no dia, então ele (Silas) não precisa agir.

13) “Inveja de pentecostais?” Não venha aqui tirar "farofa?” Não, em absoluto. Inveja do quê? Inveja é parte do fruto da carne! Não seria isso uma forma de dizer: “Nós somos os melhores crentes desse país e porque vocês não conseguem ser como nós somos, vocês nos invejam?”. Quanta pretensão!!!!

14) Concordo com Silas quando fala que sofreu por defender os evangélicos, mas agora parece que ele está se perdendo. Creio que ele deveria ser mais moderado. Ele deveria fazer como Jesus. Se ele tem razão, seu maior advogado é o próprio Deus e não ele mesmo. Há um ditado no Direito que diz: "Quem advoga em causa própria tem um burro como cliente". Há alguns anos perguntaram ao Rev. Boanerges Ribeiro: - Reverendo: como o senhor reage contra aqueles que te atacam, as histórias que contam a teu respeito? (Aliás, conheço muitas dessas história). Então o Rev. Bonaerges (eu estava lá, eu vi e ouvi o que estou escrevendo aqui), respondeu: - Querido: houve um tempo em que eu me entristecia e desejava responder, mas amadureci e descobri que tenho o melhor advogado do mundo – Cristo. Entreguei minha causa nas mãos dele.

15) Qual é a Universidade que defende aborto, está cheia de esquerdopatas, que se diz evangélica, que defende gays? Seria a Metodista, o Mackenzie, a Adventista. Há outras! De qual delas ele está falando? Sem perceber (apesar de eu imaginar qual é a de que ele fala) ele está atacando todas e qualquer uma que seja evangélica. Silas, onde estavam os guardas dos teus lábios quando você vociferou intempestivamente assim? Lamentável! Lamentável! Lamentável!

16) O uso do pronome pessoal do caso reto na primeira pessoa "eu" tão de sobejo no discurso do Silas é assintomático. Um cristão com juízo e maturidade sempre diz Ele (Cristo) e não eu.

17) Por fim, o pragmatismo tão notório: "é muito fácil falar, eu quero ver a obra". Que obra Silas? Essa que você divulga no seu programa de televisão? Se é essa, posso até continuar assistindo algumas vezes, mas eu tenho filtro teológico, filosófico, sociológico, todavia quando vejo a multidão que te apoia só posso imaginar que se encaixam naquilo que disse Paulo ao Pastor Timóteo: Eu te conjuro diante de Deus e de Cristo Jesus que há de julgar os vivos e os mortos, e pela sua vinda e pelo seu reino; prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, convence, repreende, exorta com toda a paciência e ensino. Pois virá tempo em que os homens não suportarão a sã doutrina, mas desejosos de ouvir coisas agradáveis, cercar-se-ão de mestres segundo os seus desejos, e desviarão os ouvidos da verdade e se aplicarão às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta os sofrimentos, faze a obra dum evangelista, desempenha bem o teu ministério. Quanto a mim, já estou sendo oferecido, e o tempo da minha partida se aproxima. Tenho pelejado a boa peleja, tenho acabado a carreira, tenho guardado a fé; desde agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas também a todos aqueles que têm amado a sua vinda”. 2 Timóteo 4:1-8

Concluindo finalizo dizendo que Jesus disse: “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-Aventurados sois quando por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós”. (Mateus 5.10-12)

Eu diria a você prezado Silas Malafaia: Silas, você está defendendo o Evangelho ou se defendendo?

Se és perseguido por causa justa, se és perseguido, e injuriado, e mentirem a teu respeito por causa de Cristo, não fique tão nervosinho, controle a ira, não vá dormir com essa companhia (ira), faça como Paulo e seu homônimo Silas, cante e louve, regozije-se em Cristo. Foi Cristo mesmo que ensinou isso! 

Devemos ter por certo que o Evangelho quando é vivido, não precisa ser defendido. 

Termine dizendo: Aleluia!


9 comentários:

  1. Sábias palavras Rev. Mauro. Ele na verdade está se defendendo. Quem cuida de sua piedade, deixa a cargo de Deus a sua reputação.

    ResponderExcluir
  2. Silas Malafaia é um tirânico e herege formando crentes xiitas iguais a ele.

    ResponderExcluir
  3. QUEM PODE ATIRAR A PRIMEIRA PEDRA?.

    ResponderExcluir
  4. Querida Hely Green: Não se trata de atirar a primeira pedra. Se você leu o texto sem a passionalidade que é tão característica de alguns, verás que não atirei pedra em quem quer que seja, Paulo Júnior ou Silas Malafaia. Ambos se expuseram na Internet e redes sociais. Essa é a minha opinião sobre esse imbróglio. Você tem o direito de discordar de minha opinião. Respeito isso, mas dizer que atirei pedra, é um lamentável equívoco de tua parte. De tudo, fique na paz de Deus que excede todo entendimento.

    ResponderExcluir
  5. Li com muito pesar linha por linha do exposto no texto e sem discordar ou concordar, acrescentar ou tirar, só menciono a palavra de DEUS.

    Mateus 18:
    7 Ai do mundo por causa das coisas que fazem com que as pessoas me abandonem! Essas coisas têm de acontecer, mas ai do culpado! - Nova Tradução na Linguagem de Hoje

    Mateus 5:
    10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. - King James Atualizada
    11 Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. - NVI - Nova Versão Internacional
    12 Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Porque foi assim mesmo que perseguiram os profetas que viveram antes de vocês. - Nova Tradução na Linguagem de Hoje

    Efésios 4:
    31 Abandonem toda amargura, todo ódio e toda raiva. Nada de gritarias, insultos e maldades. - Nova Tradução na Linguagem de Hoje
    32 Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês. - Nova Tradução na Linguagem de Hoje

    2 Timóteo 4:
    5 Mas você, seja moderado em todas as situações. Suporte o sofrimento, faça o trabalho de um pregador do evangelho e cumpra bem o seu dever de servo de Deus. - Nova Tradução na Linguagem de Hoje
    6 Quanto a mim, a hora já chegou de eu ser sacrificado, e já é tempo de deixar esta vida. - Nova Tradução na Linguagem de Hoje
    7 Combati o bom combate, completei a corrida, perseverei na fé. - King James Atualizada
    8 E agora está me esperando o prêmio da vitória, que é dado para quem vive uma vida correta, o prêmio que o Senhor, o justo Juiz, me dará naquele dia e não somente a mim, mas a todos os que esperam, com amor, a sua vinda. - Nova Tradução na Linguagem de Hoje

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem...que coincidência feliz, prezado Alencar Mário: cito as mesmas passagens bíblicas que você cita com exceção da última (2 Timóteo 4) que você mui bem e sabedoria citou.

      Excluir
  6. Concordo em grau, Gênero e número, Mauro Sérgio. Ser profeta é outro nível!

    ResponderExcluir
  7. Graça e paz do Senhor.

    Procurando por igrejas presbiterianas em nossa cidade, encontrei este blog. Li esse artigo, a aplaudi ponto a ponto. Concordo plenamente. Sou de uma comunidade bíblica pentecostal em nossa cidade. Igreja O Brasil Para Cristo..., e como pentecostal, me envergonhei e muito com os posicionamentos e dizeres do Malafaia. Na verdade, quando digo "como pentecostal", eu ja crio uma barreira que não deveria existir em nosso meio. Assisto frequentemente pastores presbiterianos, devido a seriedade com a mensagem pregada, sem gracejos, ofensas, piadinhas, e animação de palco. Graças a Deus, a igreja que sou membro, não tem essas coisas. E graças a Deus por vozes como Paul Washer, Jonh Piper, Hernandes Dias Lopes, Paulo Junior, e muitos outros...!!

    O que Malafaia promoveu no twitter, e em rede nacional, é vergonhoso para a igreja brasileira.
    Oremos.

    Gostei do blog !!
    Deus o abençõe !!!!

    ResponderExcluir

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS