terça-feira, 16 de maio de 2017

ATOS DOS APÓSTOLOS - 10º ATO - APARECER PARA FAZER OU FAZER PARA APARECER - ANANIAS & SAFIRA - ATOS 5.1-11


Na Igreja cristã temos alguns tipos de membros. Temos os que aparecem para fazer; os que fazem para aparecer; os que aparecem e não fazem; os que nem aparecem e nem fazem.

A Igreja cristã é um ambiente de intercâmbio espiritual. É um local onde servimos os outros e nos servimos dos outros à medida que cada um revela sua necessidade. A Igreja é comunidade porque todos que dela participam devem ter tudo em comum e se esforçam por manter a unidade. Dai a equação lógica: Comum + Unidade = Comunidade.

A Igreja primitiva em Jerusalém era composta de gente que aparecia e fazia, de pessoas que zelavam por terem tudo em comum e que buscavam ser unidos.

Unidos não quer dizer simplesmente juntos. As pessoas estão juntas em uma casa de espetáculo. Elas têm em comum o desejo de assistir o espetáculo, mas elas não estão unidas. Elas são estranhas umas as outras. Quando o espetáculo acaba, cada uma segue o seu caminho sem nada mais terem umas com as outras. Na Igreja é diferente. Os fiéis estão no mesmo lugar, têm o mesmo objetivo que é a adoração ao Trino Deus, mas elas revelam um bom nível de intimidade umas com as outras. Elas têm um elo inquebrantável que é a pessoa de Cristo Jesus e o amor de Deus em seus corações as constrange em serem bênçãos nas vidas uns dos outros.

Isso era tão notável que o testemunho a respeito de Jesus podia ser percebido sem muito esforço ou alarde. Jesus em sua oração sumo sacerdotal (João 17) pede ao Pai: “Não rogo somente por estes (seus discípulos daqueles dias), mas também por todos aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti; também sejam eles em nós; para que o mundo creia que Tu me enviaste”. (João 17.20,21)

Todavia, Ananias e Safira, agiram diferentemente dos demais irmãos. Eles queria fazer algo para aparecer. Por isso, em parte eles imitaram os demais irmãos. Eles venderam uma propriedade que tinham, pegaram uma parte do valor vendido e entregaram aos apóstolos ficando com a outra parte, sem revelar que assim procederam, ou seja, ele passaram a impressão de que o valor total da propriedade vendida era exatamente aquela que eles ofertavam à Igreja.

O texto de Atos 5.1-11 nos informa que ambos morreram. Morreram porque mentiram, morreram porque fizeram para aparecer, ou seja, eles não queriam ficar “de fora”, eles queriam ser vistos pela comunidade como alguém que dela eram membros e não apenas os que assistiam os seus cultos e demais eventos.

CONCLUSÃO E APLICAÇÃO

Nossa vida cristã deve ser caracterizada pelo serviço que prestamos a Deus (Culto) e pela disposição em nos servirmos uns dos outros à medida que cada um revele sua necessidade.

No artigo anterior – ATOS DOS APÓSTOLOS – NONO ATO – RELATÓRIO E TESTEMUNHO (Atos 4.32-37), aprendemos que a solidariedade era algo característico da Igreja primitiva em Jerusalém. Ali aprendemos que as pessoas tinham tudo em comum (ou seja, repartiam tudo e eram iguais).

Aqui em Atos 5.1-11 temos um exemplo negativo que foi sufocado por uma ação radical por parte do Espírito Santo. Ananias e Safira morreram!

O que doamos (qualquer coisa) em favor da comunidade deve ser algo feito com simplicidade, humildade e até, se for preciso anonimamente.  Jesus mesmo disse no Sermão do Monte: Por essa razão, quando deres um donativo, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Com toda a certeza vos afirmo que eles já receberam o seu galardão. Tu, porém, quando deres uma esmola ou ajuda, não deixes tua mão esquerda saber o que faz a direita”. (Mateus 6.3)

A oferta de Ananias e Safira se assemelhava à de Caim. Quando o coração não é bom, a atitude pode ter boa aparência e iludir os homens, mas em sua essência é má e não pode chegar até o trono Daquele que sonda os corações (salmo 139).

Que Deus se apiede de nossas almas e que seu Espírito Santo nos faça viver de forma simples e humilde, como simples e humilde foi nosso Salvador.

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO E BOA LEITURA!

Fico feliz em que você visite o Blog Conteúdo. Faço parte dessa comunidade de gente que gosta de escrever e expor o que escreve sem nenhum receio de ser lido e contestado. Fique a vontade nessa minha sala de leitura. Espero, sinceramente, que meus escritos ajudem você de alguma maneira, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Se você quiser me ajudar ore por mim e peça a Deus que me mantenha firme na fé cristã. Se você não é um cristão como eu, eu gostaria de conhecer você e falar para você sobre minha fé. É só ir na seção dos comentários e fazer contato.

Um abraço.


FAMÍLIA.....

FAMÍLIA.....
O MAIOR PATRIMÔNIO DE UM HOMEM É SUA FAMÍLIA

FILHOS

FILHOS
QUERIDOS